08-06-2014 Pont de Nant - Nant - Col des Pauvres - Cinglo, Reserve Naturelle du Vallon du Nant, Bex, Vaud, Suisse

Mas que grande caminhada!
Outro dos picos bem visível da nossa varanda é o Grand Muveran e neste Domingo fomos caminhar para as proximidades deste colosso, situado na fronteira entre o Vaud e o Valais é um pico com 3051m e é o 3000m mais Ocidental dos Alpes de Berna, a forma mais fácil de o subir é por Ovronnaz, via Cabane de Rambert pertencente ao CAS, mas essa subida ao cume fica para mais tarde.
15km depois de sairmos de casa chegamos a Pont de Nant(1253m) inserido na Reserva Natural do Vale do Nant, foi o local escolhido para começar a caminhada rumo ao interior do vale e o resto do percurso foi sendo escolhido à medida que íamos avançando, chegados a Nant(1500m), zona de cabanas, as opções não eram muitas, a orografia do terreno assim o obrigava, continuamos na direcção do Glaciar de Martinets e do Dent de Morcles e na primeira bifurcação saímos à direita rumo ao Col des Pauvres, passamos na cabana em La Chaux(1774m) e começamos a verdadeira subida rumo ao colo, numa primeira fase o caminho é muito fácil mas à medida que vamos ganhando altitude vai ficando cada vez mais curto e mais exposto, mas nada demais, senão seria considerado um caminho alpino e então as marcas em vez de branco,vermelho,branco seriam branco,azul,branco.
No Col de Pauvres(2111m) ficamos com uma vista poderosa para o Grand e para o Petit Muveran que se elevam mais de 1500m acima da base do vale de Nant, até aqui é de facto uma caminhada muito bonita e interessante.
A Oeste do colo apanhámos neve e o trilho deixa de ser visível, seguimos as pegadas até um ponto em que simplesmente o caminho desaparece e descer só é possível com a ajuda dos 4 membros, aguardamos um pouco por um grupo que vinha a descer do colo e perguntamos se o caminho era mesmo por ali, ele disse que não mas que tinha descido por esta zona no Inverno a fazer ski de randonée, acabámos por seguir este grupo e começamos a descer abruptamente em direcção à base do vale, onde almoçámos.
Daqui seguimos para Norte e numa primeira bifurcação(1639m) saímos à direita em direcção a Cinglo por um caminho também muito bonito sempre à mesma cota durante alguns kms.
Na cabana de Cinglo tínhamos várias opções, entre elas, descer directamente para o local de início ou continuar por um caminho de montanha em direcção ao início do vale e depois então descer para a base do mesmo, optámos por esta segunda opção que conta também com vistas fabulosas de todo o vale e do Muveran mas chegámos a um sítio em que o caminho se enfiava por um buraco e estava equipado com correntes, como estávamos com a Xarah e dada a avançada hora do dia decidimos voltar atrás até Cinglo e descer directamente para Pont de Nant, onde tínhamos começado esta fantástica caminhada.
Alguns registos

a Tixa a subir

Grand Muveran
a caminho do colo
parte final rumo ao colo
!
Grand e Petit Muveran

Col des Pauvres
360 Col des Pauvres

zoom ao Grand Muveran

lá ao fundo no fim do vale está o Lac Léman

hora de disfrutar desta neve tardia

panorama próximo de Cinglo

Cinglo

Grand Muveran

Les Diablerets ao fundo

já perto do local de início